Um vídeo divulgado na plataforma YouTube levou à abertura de uma investigação da polícia francesa sobre o “exercício ilegal da profissão de taxista”. As imagens mostram um casal de turistas tailandeses sendo roubados por um motorista em carro particular na região parisiense. A investigação, aberta nesta quinta-feira (8), foi confiada à “polícia dos taxistas”, conhecida na França como “Boers”.
O vídeo, que viralizou nas redes sociais, foi filmado nesta terça-feira (6) e postado no mesmo dia, segundo o jornal "Le Parisien".
A cena aconteceu nas ruas de Paris, dentro de um carro particular que dizia trabalhar para uma rede de motoristas particulares (Chauffeurs privés), um aplicativo de carona muito utilizado na França. Contactada pelo Parisien, a empresa afirmou que o homem não fazia parte de seu quadro de funcionários.
Esses fatos também ocorrem no Brasil onde motoristas também estão prestando o mesmo serviço da profissão de taxista, algo absurdo como charlatão prestar o serviço do médico.
Quem exerce ilegalmente a profissão de taxista deve receber às sanções civis e penais que estiverem em vigor.
No vídeo postado no YouTube, as imagens mostram um motorista agressivo, que exige o pagamento de € 247, por um serviço do aeroporto internacional Charles de Gaulle até o centro de Paris são 33 km. Normalmente, esse serviço como essa não ultrapassa os € 50, ou sejam, 213 reais, no taximetro do taxista em taxi convencional do Rio de Janeiro são 88 reais, um terço do valor de Paris, onde cidade maravilhosa está com custo de vida semelhante ao da França.
O casal de tailandeses se recusa a pagar a soma exigida, o que provoca a fúria do motorista.
O casal pediu ao motorista que lhe mostrasse sua licença, antes de solicitar que os depusessem na frente de uma delegacia. Cada vez mais irritado, o motorista recusa que os passageiros desçam e começa a ameaçá-los. “Vocês não querem me pagar? Não tem problema. Esperem e verão”, gritou, continuando a dirigir.
Nós da Ordem dos Taxistas do Brasil recomendamos que em todos países prefira o taxista indicado pela sua família ou amigos.
Odeio esses apps de carro particular. Isso é um absurdo
ResponderExcluir